Concurso de Samba Enredo Associação Cultural Recreativa Pagodão e Sonhos

Pagodão dos Clubes

O Pagodão dos Clubes foi criado a partir da ideia de um antigo carnavalescos de Juiz de Fora, que à época estava participando da Estação Primeira de Mangueira, Zezê Garcia. A data foi em 1993. 0 carnavalesco disse que no Camaval do Rio de Janeiro, antigamente na Sexta-feira, tinha a Mangueira do Amanhã, e levava o nome da Pagodão. A Coordenadora era a cantora Alcione. Era um traballho feito com futuros ritmistas e componentes

No Pagodão, Marcelo Barra, seu fundador. Relata que ficou com a idéia na cabeça e criou aqui em Juiz de Fora "o Pagodão" porque a intenção era que naquela época era Presidente das Domésticas (Domésticas de Luxo - Bloco Caricato) e só saia homens, ai criei com Bloco com a finalidade de dar um espaço maior para as crianças e as mulheres, na entidade, e foi isso que nos projetamos. No primeiro ano peguei parte da bateria da Domésticas de luxo, foi feita uma camisa, confeccionado o desenho pelo estilista Rogério Belo que foi nosso desenhista durante 8 anos e executadas pelo empresário Luiz Alfredo da Silva. Ai pediamos que as pessoas sempre fossem de bermuda ou calça cumprida branca e fazíamos camisas e bermudas para a bateria. Desfilamos sempre no centro de Juiz de Fora - MG, no primeiro ano saimos da Rua Espirito Santo, passamos pela Av. Barão do Rio Branco e desciamos a Rua Halfeld (Calçadão central da cidade), isso foi durante oito anos. Encerramos no ano 2000 cada ano num local. Quando eu parei com a Doméstica de Luxo, eu parei com o Pagodão também, porque um fazia parte do outro, nós desfilávamos em dias diferentes. O pagodão saia na quarta e a Doméstica saia na quinta. Paramos por um periodo e quanto voltamos no ano de 2000, foi com um nome diferente, PAGODÃO DOS CLUBES, uma vez que a partir dai, Marcelo Barra, também estava Presidindo o Sindicato dos Clubes de Juiz de Fora e região, e precisava de uma entidade que nos desse apoio financeiro, na época contatei a diretoria e todos foram favor.

No ano de 2018 estamos completando 18 desfiles, e Dez anos com o nome PAGODÃO DOS CLUBES. Dentro deste periodo, fizemos diversas modificações e homenagens nos diversos desfiles.  Todos os enredo já apresentados são frutos de troca de ideias, entre amigos e diretores.

Nosso Presidente Marcelo Barra já foi homenageado pelo bloc, a ideia e o desejo da homanagem partiu do compositor e artista Edmar Augusto Este desfile foi em 2013. Para o Carnaval de 2019 resolvemos homenagear O grande Cantor- Compositor e poeta Nelson Gonçalves, uma Marcelo Barra é um grande apaixonado pelo ilustre homenageado. Foi vez que nosso Presidente Presidente por 24 anos de um dos maiores blocos carnavalescos de Juiz de Fora, Domesticas de Luxo. Conseguimos a autorização para usar o nome do saudoso Nelson Gonçalves, sendo 2019 o ano do seu Centenário. Em 2020 fizemos homenagem a grande Cantora Beth Carvalho. Em 2021 a 2022 bloco paralisou devido a pandemia . Para Carnaval de 2023 vamos homenagear o grande cantor de samba de Juiz de Fora ZEZÉ DO PANDEIRO

Em 2024 foi feita a homenagem ao Imperador do samba Davi Chaves, presidente da escola samba Juventude Imperial.

Para o carnaval de 2025 vamos homenagear o Bairro São Mateus, vamos contar das antigas familias do Bairro, das empresas e cinemas, e os times de futebol.

Our team

Our strength lies in our individuality. Set up by Esther Bryce, the team strives to bring in the best talent in various fields, from architecture to interior design and sales.

woman wearing black scoop-neck long-sleeved shirt
woman wearing black scoop-neck long-sleeved shirt
Esther Bryce

Founder / Interior designer

woman in black blazer with brown hair
woman in black blazer with brown hair
Lianne Wilson

Broker

man standing near white wall
man standing near white wall
Jaden Smith

Architect

woman smiling wearing denim jacket
woman smiling wearing denim jacket
Jessica Kim

Photographer